Vereador Mauro Fiscal realiza visita técnica às obras da Avenida Beira-rio Forquilhas

A visita, realizada no dia 13 de julho, foi solicitada pela Comissão Especial que acompanha as obras da nova Avenida Beira-Rio Forquilhas. O vereador Mauro Fiscal, presidente da Comissão, liderou uma comitiva formada por representantes do Legislativo e do Executivo de São José. Participaram da vistoria vereadores, o secretário municipal da Infraestrutura, Nardi Arruda, o vice-prefeito Michel Schlemper, o secretário adjunto da infraestrutura, Júlio César da Silva e engenheiros da empresa responsável pela obra.

O grupo percorreu cerca de dois quilômetros no canteiro de obras que fica na margem direita do Rio Forquilhas, local onde as obras estão mais adiantadas. “Trata-se da maior obra em andamento no município”, salienta o vereador Mauro Fiscal. E ele reitera: “Estamos atentos a todos os aspectos que envolvem essa via que promete mudar a mobilidade de toda uma região. Orçamento, cronograma, desapropriações, tudo está no radar da Comissão”.

De acordo com o secretário de Infraestrutura de São José, Nardi Arruda, a obra como um todo já está 60% executada. Se for levado em conta apenas a margem direita, 80% dos trabalhos foram concluídos. “Estamos agora, neste momento, fazendo a prestação de contas dos recursos que foram recebidos do Estado, uma parcela de 10 milhões de reais, para que a gente possa ter o recurso da segunda parcela para darmos continuidade na obra”, afirma o secretário.

Engenheiros da empresa responsável pela obra detalharam vários aspectos técnicos sobre a Beira-rio Forquilhas, como escoamento, pavimentação, preservação da mata ciliar e conexões com a malha viária. Um detalhe chamou a atenção: o tempo de espera para o adensamento da via pode chegar a nove meses.

Representantes das comunidades atingidas pelo traçado da obra também participaram da visita. São mais de duzentas famílias que terão que deixar suas casas na margem esquerda do Rio Forquilhas. Algumas já tiveram que deixar os imóveis, pois o processo de remoção e demolição já iniciou. Os moradores tiraram dúvidas sobre o processo de remoção com o vice-prefeito, Michel Schlemper. Segundo Schlemper, “o processo de remoção está caminhando dentro do esperado, pois depende de várias etapas, e nenhuma família deixará de ser atendida”.

No canteiro de obras, os trabalhos seguem em ritmo acelerado. A expectativa é entregar parte da obra até março do ano que vem. Além disso, os trabalhos da Comissão que fiscaliza as obras também seguem ininterruptos. “Foi a primeira visita que fizemos à obra, que está de acordo com o previsto na licitação. O nosso trabalho é fiscalizar e deixar todo o material à disposição da população”, destaca o vereador Mauro Fiscal, presidente da Comissão.

×